Centenário das Assembléias de Deus no Brasil

_______________________________________________________________________________

Assembléia de Deus em Juiz de Fora
1. Histórico

     Em 02 de Agosto de 1931, o Missionário Clímaco Bueno Aza sai de Belo Horizonte com destino a Juiz de Fora após inauguração do templo e transferência da direção para o Missionário Nils Kastberg.

     No ano de 1932, Antônio de Oliveira e sua esposa Magdalena Maciel de Oliveira, membros da Assembléia de Deus em Bangú, no Rio de Janeiro, sob a Presidência do Pastor Leivas Macalão, receberam desse a ordem para mudarem para a cidade de Juiz de Fora com a finalidade de darem sustentação ao trabalho nascente.

     Em 1938 a igreja está instalada em uma sede provisória na Rua Moraes e Castro, 469, no bairro Alto dos Passos. O Pastor que assume a igreja nesse ano é José Cecílio da Costa. Neste ano de 1938 chega também à cidade José dos Santos, procedente de Ponte Nova, disposto a pregar o evangelho, mas sem estar comissionado por qualquer igreja. Segundo relato do próprio José dos Santos, começou a pregar em praças públicas e inicia um ponto de pregação no bairro de São Benedito. Depois de certo período de atividades desenvolvidas neste salão alugado do bairro São Benedito, com um número de novos convertidos que não soube precisar, começa a sentir dificuldades com a manutenção das atividades e junta-se ao trabalho, já em andamento, que estava funcionando na Rua Moraes e Castro.

    Como os registros relativos à história da igreja só começaram a ser formulados a partir de 1938 são apontados como membros fundadores Pastor José Cecílio da Costa, Romualda Maria da Costa e Israel Paixão da Costa, esposa e filho do Pastor José Cecílio da Costa, Fortunato Rinaldi e Maria Rinaldi, Antônio de Oliveira e Magdalena Maciel de Oliveira, Manoel Schmit Pinto, Joaquim Afonso de Oliveira, Catharina Lopes, José dos Santos, José Geraldo da Silva e Alvarina Alves.

    O período que vai de 1938 a 1964 é caracterizado por mudanças sucessivas na direção da igreja, funcionando em templos provisórios teve seu endereço alterado várias vezes. Da Rua Moraes e Castro a igreja se transfere para a Rua Padre João Emílio, seguindo daí para a Casa Branca da Serra, já sob a direção do Pastor Onofre Gonçalves Sant'Anna. No dia 24 de outubro de 1952 foi proposta a transferência da sede provisória para a Avenida Francisco Valadares, 659. A próxima ata, do dia 29 de novembro de 1952 já foi neste novo endereço.

    O então Evangelista Alípio da Silva veio a Juiz de Fora em fevereiro de 1958, representando o Pastor Paulo Leivas Macalão, Pastor Presidente da igreja em Madureira, para agradecer a Deus, juntamente com a igreja pela aquisição de um propriedade na Rua Hipólito Carón, 73, Centro, para a instalação definitiva da igreja em imóvel próprio. Nesse ano de 1958 assume a presidência da igreja o pastor Alvino Molim Bochat.

    De 1961 a 1964 esteve na presidência da igreja o Pastor José Eduardo Modesto, após sua saída assume a presidência da igreja no Brás em São Paulo. Com a saída de José Eduardo Modesto, assume a igreja em 22 de outrubro de 1964, o Pastor Sebastião Vieira de Souza. A igreja recebe neste dia, como representantes da Assembléia de Deus de Madureira, os pastores Narbal Soares e Irineu Ramos de Carvalho e tem como pastor iterino o Evangelista Francisco Jacinto da Silva.

   A igreja que o Pastor Sebastião Vieira de Souza assumiu no ano de 1964 era de poucos recursos humanos, financeiro e ministerial, sem nenhuma estrutura administrativa. Durante o tempo de seu pastorado conseguiu formar um ministério sólido, organizar a administração eclesiástica e multiplicar em muitas vezes o número de membros. Adquiriu terrenos, construiu e inaugurou templo sede, situado na Av. Brasil, 740, Centro com capacidade para abrigar 1500 pessoas assentadas, sendo este inaugurado a 26 de fevereiro de 1981. Sempre preocupou-se com bem estar dos fiéis e em toda a sua vida dedicou-se a fazer da Assembléia de Deus em Juiz de Fora uma grande igreja, em número de pessoas e recursos para sua manutenção.

   Investia muito no evangelismo pessoal e "evangelismo em massa", promovia muitas campanhas evangelísticas em praças públicas e ginásio. Regularizou em 03 de Janeiro de 1977 a Confederação de Irmãos Beneficentes Evangélicos - CIBEJF - constituindo personalidade jurídica. Um órgão de prestação de Assistência Social, sem fins econômicos, cuja finalidade principal é atuar na promoção do bem estar social das pessoas que apresentam demandas identificadas dentro de sua área de atuação.

   Preparou entre seus obreiros de confiança a diretoria que estaria apta para assumir a igreja após sua morte e de antemão indicou seu substituto. Faleceu em 15 de julho de 1993. No dia 27 de julho de 1993, o Pastor Valter Rezende de Carvalho assumiu a presidência da igreja, sendo empossado pela comissão designada pela Convenção Nacional de Madureira formada pelos pastores Abner de Cássio Ferreira, Darlan Soares de Miranda e Graciliano Gomes de Araújo Filho. 

   Com uma vigorosa e próspera administração o Pastor Valter Resende de Carvalho tem pastoreado a igreja na direção do Senhor (Jr 3.15), atuando também como Presidente da Convenção Estadual das Assembléias de Deus de Madureira no Estado de Minas Gerais -CONEMAD-MG. Atualmente está conduzindo o projeto de construção do Centro Educacional e Social BETEL, paralelamente à construção e restauração de inúmeros templos.

   No ano do centenário das Assembléias de Deus no Brasil a Assembléia de Deus em Juiz de Fora está comemorando 80 anos de existência, defendendo a fé evangélica-pentecostal, fiel ao modelo clássico de pentecostalismo que construiu sua identidade. Tendo como pilares o evangelismo, a vida de oração intensa, o batismo com o Espírito Santo, a cura divina e a expectativa da Segunda Vinda de Cristo.

"Cantem e alegrem-se os que amam a minha justiça, e digam continuamente:
O Senhor seja engrandecido, o qual ama a prosperidade do seu servo" (Sl 35.27).

Fonte: Guia do Centenário - Agenda 2011
Igreja Evangélica Catedral das
Assembléias de Deus em Juiz de Fora  

2. Eventos Comemorativos do Centenário

2.1. Seminário da Escola Bíblica Dominical

Com o objetivo de refletir a importância da Escola Bíblica Dominical na formação de hábitos cristãos bíblicos que resulta em um caráter ideal, segundo os princípios do genuíno cristianismo, e refletir em que medida ela contribuiu para a construção da mentalidade e identidade cristã assembleiana, uma vez que, durante décadas, todas as igrejas Assembléias de Deus, de norte a sul do país estavam estudando no mesmo dia e hora a mesma lição, com conteúdo bíblico-teológico-doutrinal desenvolvidos sob a perspectiva pentecostal, acontece nos dias 25, 26 e 27 de Fevereiro de 2011, o Seminário da Escola Bíblica Dominical. O seminário terá como preletores o Pastor César Moisés (RJ); Miss. Elienai Castellano (MG) e Ir. Gleds Lane Lodoro (MG).

Os seguintes temas serão abordados durante as palestras a serem realizadas:

- A História da Escola Bíblica Dominical
- Didática Aplicada a Grupos de Idade
- Marketing para a Escola Bíblica Dominical

"A Escola Dominical é a escola de ensino bíblico da igreja que evangeliza enquanto ensina, conjugando assim os dois lados da comissão de Jesus conforme Mt 28.20 e Mc 16.15. A Escola Dominical, funcionando devidamente, é o povo do Senhor, no dia do Senhor, estudando a Palavra do Senhor, na Casa do Senhor".
2.2. Campanhas Evangelísticas 

Com o objetivo de promover a evangelização de um grande número de pessoas, acontece no dia 1 de Maio de 2011, uma "Uma Grande Cruzada Evangelística" na Praça do Riachuelo. A campanha terá como tema: "Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje e eternamente" (Hb 13.11).

"As Assembléias de Deus brasileiras, desde os primórdios, sempre investiram em campanhas evangelísticas como modo de comunicar o evangelho de Jesus Cristo visando o alcance de grandes multidões".

2.3. Escola Bíblica de Obreiros 

Com o objetivo de resgatar a importância da educação cristã na formação de obreiros e obreiras para o exercício do ministério, acontece nos dias 25 a 29 de Maio de 2011, a Escola Bíblica de Obreiros. O trabalho abordará os seguintes temas:

- O governo da igreja - entendendo o princípio da autoridade/responsabilidade;
- Liderança e ministério;
- Princípios de liderança - a construção do líder pentecostal;
- A liderança evangélica e sua fundamentação bíblico-teológica;
- O papel do obreiro como líder - lideranças envolvidas com a construção do reino de Deus;
- A liderança assembleiana e sua importância na construção da mentalidade cristã pentecostal;
- Os novos modelos de liderança e seus desafios à tradição pentecostal assembleiana.

O evento terá como preletores o Pastor Josué (RJ) e a Miss. Elienai Castellano (MG).

"A história da Educação Teológica nas Assembléias de Deus brasileiras começa a desenvolver-se a partir das Escolas Bíblicas de Obreiros. Durante muitos anos funcionaram como uma porta de entrada e capacitação dos obreiros para o exercício do ministério. Mesmo com a diversidade de Escolas Teológicas na atualidade as Escolas Bíblica continuam acontecendo com a finalidade de equipar toda a igreja com ensino intensivo e sistemático de temas para a liderança de modo geral, dando oportunidade a todos para participarem de um momento de reflexão e crescimento pessoal e espiritual".

2.4. Junho - Comemoração do Centenário

05 de Junho - Escola Dominical Especial contando a História das Assembléias de Deus no Brasil
05 de Junho - Culto da Centésima Ovelha
12 de Junho - 14:00 - Grande Batismo
12 de Junho - 18:00 - Cerimônia de Abertura das Festividades do Centenário
14 de Junho - Culto das Primícias nas Congregações
15 de Junho - Culto das Primícias no Templo Sede
18 de Junho - 06 às 18:00 - 12 Horas de oração ininterrupta
18 de Junho - 18:00 - Inauguração do Memorial no pátio da igreja
18 de Junho - 19:00 - Culto com Comemoração da Santa Ceia do Senhor
19 de Junho - Culto de Adoração ao Senhor com apresentação do Coral Infantil

2.5. Seminário da Família

Com o objetivo de reunir um grande número de famílias, para juntos estudar a Palavra de Deus, orar, clamar por libertação e pela misericórdia divina, entendendo e divulgando o propósito divino de preservação da família, acontece nos dias 22 e 23 de julho de 2011 no Centro Educacional e Social Betel o Seminário da Família. Os seguintes temas deverão ser abordados neste importante encontro:

- O padrão bíblico para a família.
- O papel da família cristã na sociedade.
- A interferência das adversidades cotidianas na unidade de relacionamento conjugal e familiar.

"Durante todo o tempo de sua existência as Assembléias de Deus promoveram e continuam promovendo orações, cultos, jejuns e consagrações voltados para o alcance das famílias para  o Senhor Jesus Cristo. Pensar na família no contexto da problemática atual e buscar respostas, soluções ou ajuda para as famílias é obrigação da igreja. Quanto mais percebe-se o desmoronamento e a degeneração da família como instituição mais a igreja necessita empenhar-se em orar, consagrar, jejuar, e se reunir para clamar pela misericórdia divina em favor das famílias" 

2.6. Seminário de Louvor e Adoração

Com o objetivo de trazer para a atualidade a real essência do verdadeiro louvor e da verdadeira adoração, de fazer repensar o "eu" adorador, e o "eu" que louva o precioso nome de Jesus e principalmente a igreja que adora e que louva o nome do Senhor, acontece nos dias 23 a 25 de setembro o Seminário de Louvor e Adoração. Os seguintes temas deverão ser abordados durante o seminário:

- O louvor e a adoração à maneira de Deus. Compreendendo sua diversidade de formas.
- O desenvolvimento do ministério de louvor e adoração nas Igrejas Assembléias de Deus.
- O ministério de louvor e da adoração na atualidade.

"No momento atual que estamos vivendo como igreja na terra, o louvor e a adoração ao nome do Senhor não tem sido primórdio para muitos. Esse seminário vem em um momento muito oportuno para nos ensinar a sermos verdadeiros adoradores, render e louvar o nome do Senhor de todo coração, pois Ele merece... O verdadeiro louvor sobe aos céus como cheiro suave ao nosso Senhor!"

3. Agenda 2011

03 - REUNIÃO DO MINISTÉRIO
04 - SANTA CEIA (TEMPLO SEDE)
10 - ENCONTRO REGIONAIS JOVENS E ADOLESCENTES
13 - CULTO DAS PRIMÍCIAS - CONGREGAÇÕES
14 - CULTO DAS PRIMÍCIAS TEMPLO SEDE
17 - ENCONTRO REGIONAL DA UFACADEJUF
23 a 25 - SEMINÁRIO DE LOUVOR E ADORAÇÃO
25 - TARDE DA BÊNÇÃO