Av. Brasil, 740 – Juiz de Fora - MG
Elaboração da Aula para os Professores da Escola Dominical
Revista: Atos dos Apóstolos
Profª. Dcª Linda Saraiva Arruda - Classe Bereanos
Texto Áureo: “A este dão testemunho todos os profetas de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome” (At 10.43).
Texto de referência: At 10.34-37
Texto de referência: At 10.34-37
Segundo a Bíblia Explicada, este texto nos mostra:
Primeiro: O que Pedro reconheceu depois da visão e após ouvir as palavras de Cornélio, de que Deus não fazia acepção de pessoas (v. 34). 1Sm 16.7b: “...Porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração”.
Segundo: O que agrada a Deus: “Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo” (v. 35). Sl 15.1-2: “Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda em sinceridade, e pratica a justiça, e fala verazmente no seu coração”.
Terceiro: Qual foi a palavra que Deus enviou? “A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos)” (v. 36).
Quarto: Onde essa palavra foi anunciada pela primeira vez, e até onde se espalhou? “Esta palavra, vós bem sabeis, veio por toda a Judéia, começando pela Galiléia, depois do batismo que João pregou” (v. 37).
Quinto: Duas coisas que Jesus de Nazaré fez (que resume seu ministério) – seu preparo espiritual e sobrenatural para esta obra: “Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele” (v. 38).
Introdução – O número dos fiéis ia crescendo cada vez mais...
At 5.42: “E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo”.
At 2.47: “Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar”.
Muitos milagres eram operados entre o povo:
At 3.6,7: “E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram”.
At 6.8: “E Estevão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo”.
At 8.6,7: “E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia. Pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curado”.
A popularidade dos apóstolos estava em alta:
At 5.12,13: “E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos unanimemente no alpendre de Salomão. Dos outros, porém, ninguém ousava ajuntar-se a eles; mas o povo tinha-os em grande estima”.
Mas, a mensagem do evangelho estava sendo levada somente aos judeus, embora tivesse uma dimensão universal.
Até este capítulo, o evangelho tinha sido pregado somente entre os judeus e samaritanos. Fazia, talvez, uns dez anos desde o pentecoste. A mensagem do evangelho era universal, no entanto é importante compreender que antes de atingir os gentios, a igreja deveria estar bem fundamentada na doutrina dos apóstolos, daí a importância do tempo que se passou desde o dia de pentecostes até a conversão do primeiro gentio, no caso, até a conversão de Cornélio.
Acerca da universalidade do evangelho:
At 1.8: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”.
Is 49.6: “Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra”.
1. Deus prepara um encontro – Era necessário estabelecer uma conexão entre igreja e gentios...
Conexão - Ligação; relação; peça ou dispositivo que liga dois condutos, ou que serve como passagem ou comunicação.
Mas esta conexão não acontecia. Por quê? Porque a iniciativa para a salvação dos homens é de Deus e não do próprio homem.
Deus fez com que gentios procurassem a igreja, representada por alguém como Pedro... Quanto a ser Pedro o representante da igreja, podemos observar ele mesmo descrevendo esse privilégio:
At 15.7: “E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Homens irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem”.
Em Mt 16.19 Jesus disse a Pedro: “E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”. As chaves dadas a Pedro representam a essencial honra que lhe foi concedida: A de ser o 1º a anunciar o evangelho aos judeus (no pentecostes) e aos gentios (na casa de Cornélio), tendo sido o Espírito Santo dado do céu em cada uma destas duas ocasiões.
Centurião – Era o comandante; oficial de 100 homens entre o exército romano. Cornélio era um centurião da corte italiana e piedoso, cuja reputação era admirada entre os Judeus. At 10.1,2: “E havia em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da coorte chamada italiana. Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus”. Podemos observar que ele tinha muitas qualidades e boas obras, a passagem, no entanto, confirma que apesar das boas obras, nenhum homem pode ser salvo se não for por meio da fé em Jesus Cristo.
Gl 2.16: “Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo , temos também crido em Jesus Cristo , para sermos justificados pela fé de Cristo e não pelas obras da lei, porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada”.
Ef 2.8-9: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”.
Não sendo por meio das obras que o homem pode ser salvo, pois estas não podem purificar ou livrar os homens dos seus pecados, Cornélio deveria conhecer o caminho que o levaria a Deus, e por conseguinte à salvação eterna: Jo14.6: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”.
At 10.11-13: “E viu o céu aberto, e que descia um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, e vindo para a terra, no qual havia de todos os animais quadrúpedes e répteis da terra, e aves do céu. E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata e come”.
O significado da visão:
· Os animais impuros significavam os gentios.
· As quatro pontas do lençol significa os 4 pontos cardeiais: Norte, Sul, Leste e Oeste. Assim, Deus mostra a Pedro a universalidade do evangelho estendido a todas as nações de norte a sul, de leste a oeste.
· Além disto, a visão mostra também o fim das restrições dietéticas, conforme era determinado no livro de Levítico. At 10.15: “E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou”. É exatamente isto que Paulo diz a Timóteo: 1 Tm 4.1-4: “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos manjares que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças; porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças.
1.3 Pedro vai a Cesaréia (At 10.23,24) – Pedro questionou a visão.
At 10.14: “Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda”. Observemos que:
· Pedro estava em oração quando recebeu a visão. Não é com vida de qualquer maneira que se recebe revelações de Deus, mas com a vida no altar do Senhor. Jr 33.3: “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes”. 2 Co 12.4: “Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar”. Paulo ouviu coisas inefáveis que ao homen não é lícito falar; mas olha a vida que ele tinha com Deus e para Deus.
· Foi natural Pedro questionar, pois era uma revelação que parecia contradizer um mandamento da palavra de Deus. Dt 14.3-27: “Nenhuma coisa abominável comereis. Estes são os animais que comereis: O boi, a ovelha, e a cabra. O veado e a corça, e o búfalo, e a cabra montês, e o texugo, e a camurça, e o gamo. Todo o animal que tem unhas fendidas, divididas em duas, que rumina, entre os animais, aquilo comereis...” Lv 11.4: “Destes, porém, não comereis; dos que ruminam ou dos que têm unhas fendidas; o camelo, que rumina, mas não tem unhas fendidas; esse vos será imundo”. Lv 20.25: “Fareis, pois, diferença entre os animais limpos e imundos, e entre as aves imundas e as limpas; e as vossas almas não fareis abomináveis por causa dos animais, ou das aves, ou de tudo o que se arrasta sobre a terra; as quais coisas apartei de vós, para tê-las por imundas”.
· Pedro fez bem em meditar a respeito da visão. Ef 5.15: “Portanto, vede prudentemente como andais não como néscios, mas como sábios”.
· Sua atitude demonstrou prudência. Pv 7.4: “Dize à sabedoria: Tu és minha irmã; e à prudência chama de tua parenta”.
Mas, Deus, repetiu a visão por 3 vezes confirmando a mesma e, quando Pedro ainda estava pensando acerca da visão, os varões, enviados por Cornélio, chegaram procurando por ele, e Deus confirma dizendo: At 10.19-20: “E, pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito: Eis que três varões te buscam. Levanta-te, pois, desce, e vai com eles, não duvidando; porque eu os enviei”. Com a chegada dos varões, servos de Cornélio, Pedro encontra a interpretação. No dia seguinte, Pedro vai com eles, levando junto alguns irmãos. Note a coerência de Deus: Deus deu a visão a Pedro, mas antes tinha dado também a Cornélio. Assim, Deus deixa tudo esclarecido e Pedro não é desobediente à visão, pois Ele entende que Deus estava lhe revelando e dirigindo os acontecimentos.
Am 3.7: “Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas”.
1 Co 14.33: “Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos”.
2. O encontro entre Pedro e Cornélio – Seria motivo para se preocupar, pois os de Jerusalém ficariam sabendo logo que esteve em companhia de gentios.
Isto realmente aconteceu: At 11.2,3: “E, subindo Pedro a Jerusalém, disputavam com ele os que eram da circuncisão dizendo: Entraste em casa de varões incircuncisos, e comeste com eles”. Para os judeus em Jerusalém, a barreira entre judeus e gentios ainda existia, mas a Pedro já tinha acontecido à visão e a revelação de Deus. Deus o preparara e o capacitara para essa obra, por isto Deus deixaria um sinal para que a igreja em Jerusalém viesse a entender e a aceitar que aquela obra era de Deus e não do próprio Pedro. Este sinal foi o Espírito Santo que caiu sobre Cornélio e toda a sua casa antes mesmos que estes viessem a ser batizados em água. At 11.15-18: “E, quando comecei a falar, caiu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós ao princípio. E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: João certamente batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo. Portanto, se Deus lhe deu o mesmo dom que a nos, quando cremos no Senhor Jesus Cristo, quem era, então eu, para que pudesse resistir a Deus? E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade, até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida”. Guiado pelo Espírito Santo e andando por fé não haveria quem pudesse vir a disputar com Pedro: Is 50.8: “Perto está o que me justifica; quem contenderá comigo? Compareçamos juntamente; quem é meu adversário? Chegue-se para mim”.
Observemos também que apesar da visão e da revelação já ter sido concedida a Pedro, ele não se fez arrogante com os irmãos judeus, mas como servo fiel, ele explicou o que acontecera. A atitude de Pedro provou o que ele aprendeu com Jesus.
Mt 11.29: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para a vossa alma”.
Mt 5.9: “Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus”.
2.1 Os primeiros momentos
Na casa de Cornélio estavam os familiares e amigos íntimos.
· Um bom terreno preparado. Era só o semeador semear. Mt 13.8: “E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta”. Mt 13.23: “Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta”.
· Quando Deus envia, Ele prepara caminho. Is 45.2: “Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro”.
· Cornélio chama a família e amigos. Mostra a disposição em doar, dividir, o que certamente ele receberia. At 2.39: “Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe; a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar”.
· Quanto a Cornélio tentar adorar a Pedro: Vemos em Pedro posição de servo. Não buscou glória de homens, assim como Jesus não buscou a glória dos homens. Jo 5.41: “Eu não recebo glória dos homens”.
· Pedro reconhecia quem era ele e não se orgulhou. Ap 19.1: “E, depois destas coisas ouvi no céu como que uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! Salvação, e glória, e honra, e poder pertencem ao Senhor nosso Deus”. Salvação, glória e honra pertencem a Deus. Pedro sabia bem disto, assim como também os anjos que servem ao Senhor. Ap 22.8,9: “E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar. E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus”.
Pedro diz a eles: At 10.28: “E disse-lhes: Vós bem sabeis que não é lícito a um homem judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou imundo”. Com essas palavras, Pedro deixa claro que estava passando por cima de uma barreira da tradição judaica e do que recebera da lei, porque:
· Deus falou com ele: Deus mostrou-lhe que a nenhum homem chame comum ou imundo. At 10.34: “E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas”.
· Deus não faz acepção de pessoas e Pedro reconheceu isto, e nós também precisamos entender que só pensamos acertadamente em nosso semelhante quando nele pensamos como Deus pensa. Portanto, andemos guiados pelo Espírito Santo. Gl 5.18: “Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei”.
· Paulo fala da salvação como tendo sido manifestada em favor de todos os homens: Tt 2.11-14: “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens. Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente. Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo. O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.”
· Precisamos ser instruídos pelo Senhor. 1 Co 4.5: “Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor”.
Ver ítem 1.1
Sedentos = Com sede de Deus; da sua palavra.
Sl 42.2: “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?”
Is 44.3: “Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes”.
Is 55.1: “O vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite”.
Jo 7.37: “E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba”.
Ap 22.17: “E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida”.
Pedro tinha uma declaração concisa de Boas Novas
Conciso: Em que há concisão. Resumido. Concisão: Exposição das ideias em poucas palavras. Preciso. Exatidão.
Is 52.7: “Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina!”
3.1 O conteúdo da mensagem
A mensagem de Pedro era Cristo.
Quanto a ser agradável a Deus, aquele que o teme e faz o que é justo.
Pv 1.7: “O temor do Senhor é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução”.
Ec 8.12: “Ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, contudo eu sei com certeza, que bem sucede aos que temem a Deus, aos que temem diante dele”.
Ec 12.13: “De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem”.
Sl 34.17: “Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias”.
Sl 34.19: “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas”.
Sl 37.25: “Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão”.
O comentarista diz acerca de 5 pontos principais que estavam na pregação de Pedro e que devem nortear a pregação do evangelho.
1) A mensagem de Jesus era de paz em seu ministério.
Jo 14.27: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”.
Jo 16.33: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.
Rm 5.1: “Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo”.
Rm 14.17: “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”.
2) Jesus de Nazaré foi um homem ungido por Deus; unção esta que lhe capacitava a curar e libertar todos os oprimidos do diabo.
1 Jo.3.8b: “Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo”.
3) Apesar de todo o bem que foi feito, Jesus foi condenado a morrer pendurado num madeiro.
Gl 3.13: “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro”.
Is 53 4-5: “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”.
4) Jesus ressucitou dentre os mortos ao terceiro dia.
Mt 28.5-6: “Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia”.
Ap 1.17-18: “E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último; e o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno”.
5) É através de Cristo Jesus que recebemos o perdão dos pecados.
At 2.38: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”.
Jo 5.24: “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida”.
Jo 3.16-18: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus”.
3.2 O efeito imediato da mensagem – Três coisas determinam o efeito imediato da mensagem.
1. Um pregador ungido:
Ef 5.18: “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito”.
Lc 24.49: “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder”.
Pedro obedeceu a ordem de Jesus. Pedro era cheio do Espírito Santo:
At 4.31: “E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus”.
At 5.15: “De sorte que transportavam os enfermos para as ruas, e os punham em leitos e em camilhas para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles”.
2. Uma mensagem poderosa e apropriada:
Hb 4.12: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”.
1 Pe.4.11: “Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém”.
1 Co 2.4: “A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder”.
Jr 23.29: “Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiuça a pedra?”
3. Um auditório ávido em ouvir Deus.
Nem sempre depararemos com um auditório ávido por ouvir, mas uma coisa é certa: A palavra não volta vazia.
Is 55.11: “Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei”.
Mt 10.12-14: “E, quando entrardes nalguma casa, saudai-a; e, se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz. E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés”.
Ez 33.4: “Se aquele que ouvir o som da trombeta, não se der por avisado, e vier a espada, e o alcançar, o seu sangue será sobre a sua cabeça”.
2 Tm 4.2: “Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina”.
E o Espírito Santo caiu sobre eles. Jesus cooperou com Pedro na obra a que o enviou (ver Mc 16.20).
Jl 2.28: “E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões”.
3.3 O resultado da mensagem
O evangelho de Cristo é poder para a salvação. Rm 1.16: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego”.
4. O episódio de Pedro e Cornélio
Deus se utiliza de vários recursos para alcançar o coração do homem. O recurso somos nós, com nossas vozes. Nos dias atuais precisamos ter cuidados com muitos dos recursos que tem sido utilizados, muitos deles estão profanando o Nome de Deus e a casa de Deus, pois não há nenhuma reverência à santidade de Deus. Além disto muitos destes recursos estão fora dos padrões bíblicos já que estes não anunciam, de fato, o arrependimento, a renúncia, a conversão genuína.
Mt 3.3: “Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas”.
4.1 Deus ama os homens e se utiliza de vários meios para alcançá-los
Ver comentário acima
2 Co 5.20: “De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus”.
4.2 Todos devem estar comprometidos com a universalidade do evangelho
Todos os versículos, abaixo, citados na lição falam sobre a universalidade do evangelho: Gn 12.3; Sl 22.27; Is 42.4; 49.6; 56.3-7; 60.1-3; Jr 16.19-21; Zc 2.11; Ml 1.11; Rm 15.9-12.
Ver também: Jo 1.12.13: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”.
Quanto à frase: Outros acreditavam que os gentios poderiam ser salvos, mas somente se seguissem as leis e tradições judaicas. Este pensamento veio a nortear a igreja, com o aumento dos gentios entre os salvos. O assunto será exposto provavelmente na próxima aula.
4.3 Deus sempre está a nossa frente
Mt 28.20: “Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém”.
Conclusão
Família piedosa, porém carente da mensagem maravilhosa do evangelho. Jesus disse: Lc 10.2: “E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara”.
Referências Bibliográficas:
Bíblia Explicada
D. Stamps, Bíblia de Estudo Pentecostal, 1995, CPAD, Rio de Janeiro, RJ.
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